Mais de 200 servidores do Sistema de Segurança participaram de debate sobre medidas de combate à corrupção
Mais de 200 servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran–AM) participaram do 3º Ciclo de Palestras da Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A programação teve início na quinta-feira (1º/03) e terminou nesta sexta-feira (02/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado no bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.
O objetivo do Ciclo de Palestras é promover intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais da área sobre assuntos relacionados à segurança. Foram abordados os seguintes temas: “Direitos e Deveres dos Servidores Públicos”, “Procedimentos Militares no Âmbito da Justiça Militar”, “Combate à Corrupção” e “Segurança Pública no Brasil”.
“Ultrapassando atividade da Corregedoria, ampliando sua ação para a função educativa, promovendo o conhecimento, a prestação do serviço melhora consideravelmente. A participação social nas denúncias é na fonte primária no combate à corrupção e esse é um dos principais temas desse evento”, disse a corregedora geral do Sistema de Segurança do Amazonas, Iris Trevisan.
Conhecimento - Para a servidora do Detran-AM, Cíntia Pinheiro, a capacitação é uma forma de expandir o conhecimento e também mostrar o trabalho que a corregedoria vem fazendo, mas que algumas pessoas ainda não tem conhecimento. “O Ciclo de Palestras é importante porque ele qualifica o profissional na área e nós servidores do sistema de segurança precisamos estar sempre atualizados”, acrescentou Pinheiro.
Palestras - A palestra de abertura foi realizada pelo procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Júlio Brandão. O procurador falou sobre Direitos e Deveres dos servidores Públicos. “É um tema importante principalmente no momento em que o país vive. Quando você fala de polícia, mais ainda, principalmente se você leva em consideração que o próprio estatuto prevê inúmeras condutas que são proibidas e uma delas é a própria corrupção”, reforçou Brandão.
No segundo dia de palestra, teve a palestra com a presença do Conselheiro Nacional do Ministério Público, Silvio Amorim, que falou da importância das pessoas se conscientizarem sobre a corrupção. “Como um membro do Ministério Público, percebemos que, como a corrupção é um assunto que hoje está em todas as casas das famílias, é muito importante saber que cada um de nós podemos ser esse agente de transformação, não aguardar pelo órgão publico, pois as pessoas também são agentes transformadores e podem expor as suas ideias e indignação, criar uma cultura de integridade e honestidade”.
Saldo do evento - Para a corregedora geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Iris Trevisan, os dois dias do 3° Ciclo de Palestras foram produtivos e deram um norte para os presentes.
“Tivemos participação de membros do Ministério Público local, que falaram sobre as questões militares e os debates foram muito produtivos. Hoje tivemos a presença do procurador da República, Silvio Amorim, falando que o combate à corrupção é feito de forma primária e é extremamente importante, pois a Corregedoria atua, de certa forma, em alguns casos, no combate de atos praticados por servidores públicos do Sistema de Segurança. Essa palestra foi muito importante para todos os profissionais da área. Vale ressaltar que a população sempre será agente primário no combate à corrupção”
ASSUNTOS: Manaus, segurança, sspam, Amazonas