Mais de 400kg de carnes estragadas são apreendidos em supermercado de Manaus
Manaus/AM - Aproximadamente 400 quilos de carne bovina e linguiça, impróprios para o consumo humano, foram apreendidos e inutilizados pela Vigilância Sanitária (Visa), em operação de fiscalização realizada no último fim de semana. Segundo a Visa Manaus, os produtos estavam à venda no supermercado Super Gaúcho da Cidade Nova, zona Norte da capital, que foi autuado e multado.
A inspeção atendeu à denúncia anônima feita ao Visa. De acordo com a gerente de Produtos, Hellen Souza, no local os fiscais confirmaram diversas irregularidades sanitárias. Dentre outros problemas, o mercado não possuía licença sanitária para funcionar, as câmaras frigoríficas estavam em precárias condições de asseio e os produtos estavam armazenados sem higiene, sem organização e em contato direto com papelões e caixas.
“Algumas peças de carne e parte da linguiça apresentavam sinais visíveis de alteração”, informou o fiscal Fabrício Barros, que participou da operação. De acordo com ele, no mercado também foram encontrados produtos com data de validade expirada. “As irregularidades ferem o Código Sanitário e colocam em risco à saúde dos consumidores, com a possibilidade de danos severos, incluindo a morte por contaminação alimentar”, alertou o fiscal.
Além de receber multa, o supermercado foi autuado pela falta de licença sanitária e está obrigado a solicitar o licenciamento de imediato. Para isso, os fiscais retornarão ao local para verificar o cumprimento das normas sanitárias exigidas para o funcionamento regular.
A Visa Manaus orienta a população a observar os produtos vendidos em mercados, feiras e outros tipos de comércio, e a entrar em contato com o órgão para denunciar suspeitas de irregularidades. Para receber denúncias, a Visa conta com uma Ouvidoria, que atende demandas pelo 0800 092 0123.
Em nota, o Supermercado Gaúcho esclareceu os fatos a respeito da fiscalização. Veja na íntegra:
"Inicialmente, informamos que recebemos em nossa loja os fiscais da VISA Manaus por conta de denúncias anônimas que afirmavam que os resíduos descartados em nossa lixeira estariam atraindo, supostamente, ratos e baratas paras as casas vizinhas, não procedendo tal alegação, conforme comprovado pelos fiscais responsáveis pela inspeção na data do ocorrido.
Salientamos que a carne apreendida não estava estragada, conforme noticiado pela imprensa. Ocorre que nos instantes que antecederam a fiscalização houve uma queda de energia em nosso estabelecimento comercial, motivo pelo qual a carne estava temporariamente armazenada de maneira inadequada na câmara frigorífica, com o intuito de manter os produtos refrigerados para que continuassem adequados ao consumo. Destacamos também que antes do ocorrido já estava em tramitação junto aos órgãos competentes o processo para renovação do certificado conferido pela Vigilância Sanitária.
O Supermercado Gaúcho, que atua há mais de 20 anos no ramo, reforça seu compromisso para com a população de oferecer produtos de qualidade e de boa procedência, visando sempre o bem-estar de seus clientes, bem como a observância das normas legais protetivas aos consumidores. Por fim, convidamos a todos para conhecerem as nossas instalações que, conforme reconhecimento dos próprios agentes que deflagraram a operação, estão em total conformidade com as exigências legais".
ASSUNTOS: carne, Manaus, supermercado, Amazonas