Mais de 600 comunidades indígenas do Amazonas poderão ganhar poços artesianos e gerador
Manaus/AM - Em reunião com o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde), nesta terça-feira (03/12), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) apresentou uma solução que vai garantir o abastecimento de água nas mais de 600 comunidades indígenas do Amazonas. Ela já foi testada e aprovada em, pelo menos, cinco delas. A última a receber a tecnologia é do Juma, no município do Careiro Castanho.
O sistema conta com um poço artesiano, uma bomba, uma caixa d’água e um grupo gerador para garantir o bombeamento. “Tudo, praticamente, a um custo baixíssimo. Vamos, em breve, inaugurar mais quatro sistemas iguais a esse. Isso é qualidade de vida”, disse o senador a Mandetta, que acompanhou atenciosamente as explicações.
Na mesma audiência, Eduardo destacou que só faltam cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Fluviais para assegurar assistência médica e odontológica a todos os habitantes de áreas banhadas por rios e igarapés do Amazonas. O Estado deve contar com, ao todo, 35 unidades até fevereiro de 2020.
O senador aproveitou a ocasião para convidar o ministro a conhecer uma dessas UBS´s, que aceitou a proposta e informou que pretende redimensionar o papel desse tipo de centro de saúde no país.
Hospital – Na mesma reunião, Eduardo reforçou com o titular da Saúde a necessidade de uma reforma no Hospital de Manacapuru (AM). “Os mais de 94 mil habitantes padecem com a falta de uma unidade hospitalar minimamente estruturada e equipada”, disse o senador.
ASSUNTOS: Amazonas, comunidades indígenas, Eduardo Braga, gerador, poços, Amazonas