Mais de 700 testes de coronavírus foram realizados no Amazonas
Manaus/AM - O Amazonas já realizou a coleta de 728 amostras para realização de testes do novo coronavírus, segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto, em entrevista online neste sábado (28). Deste total, 111 casos deram positivos e atualmente 150 estão em investigação com suspeitas de contaminação.
Já foram descartados 496 casos suspeitos do novo coronavírus no Estado. Segundo a FVS, o percentual de casos positivos no Amazonas é de 18,2%, estando dentro da média nacional.
Rosemary frisou que estes dados demonstram que o Amazonas já possui transmissão comunitária, não sendo mais possível saber de quem a pessoa contraiu o vírus. Com isso ela ressaltou a importância de seguir a orientação de isolamento social e de tomar todos os cuidados de higienização quando for preciso sair de casa em casos excepcionais.
A diretora-presidente da FVS também orientou que pessoas em grupo de risco, como pessoas acima dos 60 anos, pessoas com doenças graves, como hipertensão, diabetes, câncer e problemas pulmonares ou cardíacos não devem sair do isolamento residencial. Caso saiam, o número de casos de coronavírus pode crescer de forma desordenada e gerar superlotação de hospitais, podendo levar a falta de leitos para atendimento de todos os infectados.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, COVID-19, epidemia, Manaus, pandemia, surto, testes coronavírus, Amazonas