Mais de 980 kg de pescado irregular são apreendidos em embarcação em Manaus
Manaus/AM - Uma ação conjunta da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas deflagrou na madrugada desta sexta-feira (22), a operação “Defeso”, no Terminal Pesqueiro de Manaus, no bairro Educandos, zona sul.
Durante a ação, as equipes apreenderam 965 quilos de pirarucu e 24 quilos de tambaqui, que estavam sendo transportados ilegalmente. Um homem de 58 anos, funcionário da embarcação onde estava armazenada a mercadoria, foi detido e indiciado por crime ambiental.
Conforme a delegada Carla Biaggi, titular da Dema, durante a operação foram fiscalizadas embarcações que transportam o pescado que é comercializado nas feiras de Manaus, bem como averiguadas a origem e a legalidade dos peixes, as guias de transporte e comercialização, além da verificação da venda proibida de carne oriunda de caça de animais silvestres.
O Ipaam disponibiliza canais de denúncias para a população realizar delações de ilegalidades no transporte e comercialização de pescado. São eles: o número de telefone (92) 98455-7379 ou diretamente na sede do Ipaam.
O funcionário da embarcação foi liberado e irá responder ao processo em liberdade.
Doação do pescado – A delegada Carla Biaggi informou que os 989 quilos de peixe apreendidos durante a operação “Defeso” foram doados ao programa Mesa Brasil Sesc, mantido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
ASSUNTOS: defeso, fiscalização, Manaus, Amazonas