Mais de meia tonelada de camarão é apreendida pela Vigilância Sanitária em Manaus
Manaus/AM - Aproximadamente 530 quilos de camarão salgado armazenados, embalados e rotulados de forma irregular, foram apreendidos e inutilizados pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus), durante inspeção a um comércio varejista, localizado no Parque das Laranjeiras, nesta terça-feira (12).
A visita dos fiscais ao local foi motivada por denúncia anônima e realizada em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). A empresa foi autuada e deverá ser multada.
Camarão salgado com casca e camarão salgado sem casca eram armazenados em caixas de papelão e sacos de fertilizante agrícola. Depois de fracionado em pequenas embalagens, era identificado com rótulo irregular, contendo um selo de inspeção falso.
Os rótulos utilizados no camarão fracionado não tinham o Selo de Inspeção Federal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O selo é obrigatório para produtos de origem animal que saiam de um estado para outro. “Ao invés disso, a empresa criou um selo falso de inspeção da Visa Manaus e também falsificou as informações de responsabilidade técnica, fazendo parecer para o consumidor que o produto estava regular junto aos órgãos fiscalizadores”, disse o fiscal da Visa Manaus, Benedito Ribeiro Jr., que também participou da inspeção.
A gerente orienta os consumidores a entrar em contato com a Ouvidoria da Visa Manaus (0800 092 0123) caso suspeite de irregularidades sanitárias em produtos e serviços.
ASSUNTOS: camarão, Visa Manaus, Amazonas