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Manaus Previdência agiliza aposentadorias e pensões com digitalização

Por Portal Do Holanda

21/10/2019 15h05 — em
Amazonas



Os processos previdenciários – aposentadorias e pensões - da Prefeitura de Manaus agora tramitam 100% na plataforma digital. Com a garantia de mais agilidade, segurança e economicidade, de janeiro a setembro deste ano, dos 290 processos que chegaram a Manaus Previdência, 203 tramitaram diretamente a partir das secretarias por meio do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), implantado pela Prefeitura em maio de 2014, e 87 chegaram por Compact Disc (CD), com os dados inseridos pela equipe da Previdência no sistema.

A especialista Gláucia Miranda fez palestras para servidores acerca de Arquivologia Pública

A importância e os benefícios do processo foram alguns dos temas debatidos na manhã desta segunda-feira, 21/10, pela arquivista e especialista em Gestão Documental, Gláucia Miranda, em sua palestra sobre “Noções de Arquivologia Pública”, no 6º módulo do “Curso de Integração dos Novos Servidores: Orientações Estratégicas de Governo – 2019”, promovido pela Prefeitura de Manaus aos servidores da Manaus Previdência.

Chefe do Setor de Arquivo (Sarq) da Previdência municipal, Miranda considera o percentual de 70% dos processos já tramitando a partir das secretarias pelo Siged um número muito bom, pois nessa conta não entram outros documentos previdenciários que também circulam pelo Siged, como Certidões de Tempo de Contribuição e ofícios. “Isso é resultado do trabalho que fazemos conscientizando outras secretarias. Acreditamos que, em breve, vamos poder anunciar o fim do uso do CD”, disse.

Processo que começou desde 2015, com a digitalização da maioria dos dossiês previdenciários (a pasta funcional dos segurados), hoje a Manaus Previdência é guardiã de 7.977 dossiês, à medida que 2.280 já foram enviados para a guarda do Arquivo Público Municipal.

“Passar a trabalhar somente com processos digitais significou maior agilidade de acesso aos documentos, não apenas por parte da previdência, mas de qualquer secretaria”, lembrou Miranda. “Basta um clique e você dispõe no computador da informação que você precisa”, exemplificou. Antes, se uma secretaria solicitasse algum documento funcional, seria necessário pesquisar no arquivo do servidor, tirar cópias e enviar à solicitante, exigindo tempo, material de expediente e deslocamento. “A Prefeitura ganhou rapidez no processo, economizou em papel e impressora, além de não precisar mais expandir o espaço físico para guardar os dossiês em papel”, destaca.

Fotos: Divulgação/Manaus Previdência


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O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aposentadorias, digitalização, pensões, Prefeitura de Manaus, processos previdenciários, Amazonas

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