Manter isolamento social com rigor é recomendação da Semsa em Manaus
Manaus/AM - A necessidade de manter com rigor o isolamento social com a confirmação de óbitos pelo coronavírus em Manaus foi reforçada pelo secretário secretário Marcelo Magaldi e subsecretária de Gestão da Saúde, enfermeira Adriana Elias nesta terça-feira, quando foi feito balanço das medidas adotadas pela Prefeitura de Manaus para para conter o avanço do novo coronavírus.
“Entramos no 20º dia de luta contra o novo coronavírus, mas antes mesmo da confirmação do primeiro caso, o prefeito Arthur Virgílio Neto orientou que a Semsa começasse a definir ações para minimizar o impacto desse vírus, que é altamente contagioso, em nossa cidade. Entre essas medidas, a contratação de recursos humanos, o reforço nas unidades, com o abastecimento de insumos para assegurar a proteção de servidores e usuários, a definição de unidades preferenciais para o atendimento de usuários com sintomas suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus entre outras”, apontou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
Outro cuidado, segundo o secretário, é com relação às informações que são levadas para a população. Para assegurar que não sejam divulgadas informações erradas e/ou especulações, a Prefeitura colocou no ar um hotsite no qual são disponibilizadas as informações oficiais sobre o novo coronavírus – desde o que é esse vírus, passando por sintomas, formas de contágio, onde buscar ajuda e muito mais. No espaço foi criado um chat por meio do qual o usuário pode fazer contato com uma equipe multidisciplinar treinada para esclarecer as dúvidas que foram apresentadas. O endereço é http://covid19.manaus.am.gov.br e os horários de atendimento serão de segunda a sexta-feira, das 7h às 22 h e aos sábados e domingos, das 8h às 16h.
De acordo com o informe epidemiológico da Sala de Situação de Vigilância em Saúde da Semsa, até esta terça-feira Manaus tinha 159 casos confirmados por exame, dos quais 28 pacientes encontram-se internados, 563 casos descartados e dois óbitos.
Campanha de vacinação contra a Influenza
Paralelamente às ações para tentar conter o avanço do novo Coronavírus em Manaus, a Prefeitura está realizando a campanha de vacinação contra a Influenza, que este ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde (MS) como mecanismo para agilizar o diagnóstico da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Até 30/3 já haviam sido vacinadas mais de 64 mil pessoas de 60 anos ou mais – resultado conquistado em uma semana de campanha. Equivale a mais de 57% do total de idosos a serem vacinados em Manaus.
Veja também
ASSUNTOS: combate ao coronavírus, COVID-19, isolamento social, Semsa, Amazonas