Médico veterinário, Augusto Omena denuncia práticas ilegais em Manaus
A Hora do H desta quarta-feira, dia 30, teve como convidado o médico veterinário Augusto Omena, que é vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM), que falou sobre a profissão e também das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área que se formam após 5 anos de faculdade.
Entrevistado por Humberto Amorim, Omena denunciou o comportamento, em algumas petshops de Manaus, de balconistas que se passam por veterinário e fazem subscrição de medicamentos e vacinas para animais sem ter a qualificação técnica, o que pode levar a superdosagem e pôr em risco a vida do animal.
A prescrição de medicamentos sem os cuidados médicos adequados, o que caracteriza o exercício ilegal da profissão, pode ser pernicioso no tratamento dado ao animal.
De acordo com Augusto Omena, existem pessoas que se intitulam protetor de animais e pedem a doação de medicamentos à população para tratar pets, mas que não têm formação nesta área da medicina, sendo um risco para os animais a falta de assistência de um veterinário.
Omena chamou a atenção para publicações feitas, via internet, por pessoas que se dizem técnico auxiliar de veterinária e oferecem serviços médicos e higiênicos a animais sem que tenham formação também.
O vice-presidente do CRMV-AM aconselha aos donos de animais de estimação a pedir o registro e qualificação do veterinário e da clínica quando não conhecerem tais profissionais e estabelecimentos para evitar riscos a seus pets.
ASSUNTOS: exercício ilegal, habilitação, medicina veterinária, petshop, Amazonas