Meta de evento do TCE Amazonas é obter selo de lixo zero
Manaus/AM - Ser o primeiro evento certificado como “lixo zero” no Amazonas. Esta é a meta final do II Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, promoção do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, encerrado sábado (19), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Parcerias com Ifam e Ufam levou orientações aos frequentadores Simpósio acerca do descarte correto de resíduos
Para atingir o objetivo, desde o primeiro dia (quinta-feira, dia 17), o simpósio é acompanhado e auditado pelo Instituto Lixo Zero do Brasil, no Amazonas. A primeira medida preparatória foi realizada juntamente aos alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), entidade parceira do TCE-AM, na qual os estudantes atuaram como agentes orientadores, explicando a todos os setores envolvidos na administração e realização do evento, sobre o descarte correto dos resíduos.
Com o início do evento, foi a vez da equipe de estudantes e especialistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizar a coleta e pesagem dos resíduos, avaliando a quantidade do material que pode ser reaproveitado e o que é rejeito.
“Ao final do Simpósio, se 90% dos resíduos forem reaproveitados para reciclagem ou compostagem e, apenas 10% forem destinados ao aterro, o evento receberá o Selo Lixo Zero”, disse o biólogo, especialista em ecologia e embaixador do Instituo Lixo Zero Brasil, no Amazonas, Daniel Santos.
Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins do Santos, a conquista é inédita para toda a sociedade. “Estamos muito otimistas, pois esta é uma das metas do evento. Torná-lo totalmente sustentável agora e com resultados práticos no futuro, pois 20% dos resíduos orgânicos que virarem compostagem serão utilizados, no próprio jardim do Tribunal, como adubo orgânico”, declarou.
O Selo Lixo Zero vem credenciar empresas, instituições e eventos que aproveitem corretamente os resíduos recicláveis e, assim, reduzam o que é jogado nos aterros sanitários ou destinados à incineração.
Foto: Divulgação/TCE
ASSUNTOS: Gestão Ambiental, lixo zero, selo, simposio, tce-am, Amazonas