Compartilhe este texto

Meta prevê incluir Manaus entre as 10 melhores cidades para se viver

Por Portal Do Holanda

21/05/2019 12h13 — em
Amazonas



A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) foi sede da 4ª Plenária Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus), realizado nesta segunda-feira, dia 20, no auditório Floriano Pacheco. O evento contou com a participação do superintendente da autarquia, Alfredo Menezes, na mesa de autoridades, ao lado do presidente do Codese Manaus, Antônio Azevedo, do vice-presidente, Romero Reis, e do deputado federal Capitão Alberto Neto.

Antônio Azevedo iniciou o encontro agradecendo a Suframa pela cessão do espaço e destacando a adesão cada vez maior da sociedade civil ao Conselho. "Vivemos um momento muito decisivo e histórico na nossa região e o Codese é um movimento, um contraponto para buscarmos, nós, amazônidas ou que adotamos essa terra como nossa residência, uma saída complementar ao que estamos vivenciando no País de um modo geral”, explicou.

Dentre os assuntos apresentados nas câmaras estão a meta de tornar Manaus uma das 10 melhores cidades para se viver no Brasil e, para isso, são necessários passos estratégicos para o planejamento urbano em curto, médio e longo prazo; a realização da 2ª Feira do Polo Digital, prevista para outubro; projeto de fortalecimento de programas de pós-graduação na área de tecnologia e inovação; e levantamento do ambiente educacional.

Metas direcionadas aos negócios e economia

As metas do Codese até 2023 são de inserir Manaus entre as 50 melhores cidades brasileiras para se investir em negócios e promover a cultura do empreendedorismo, atingindo 200 mil pessoas. Também foram colocadas metas de trabalhar no fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM) e da Suframa, por meio da retomada das reuniões ordinárias do Conselho de Administração da Suframa (CAS), destravamento dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), direcionamento das verbas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e revitalização do sistema viário, além de criar nichos de mercado complementares nas áreas de turismo, piscicultura, mineração, bioeconomia e economia digital.

Titular da Suframa enfatiza importância do conselho

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, reiterou a importância do Codese para a efetivação de seu cargo no governo federal. “Eu recebi uma indicação do presidente para ser superintendente da Suframa, tive uma primeira entrevista com o ministro Paulo Guedes, mas a minha última entrevista, na qual foi validada a confirmação do meu nome, foi com o meu chefe hoje, Carlos da Costa. Em determinado momento ele me perguntou quais as soluções que eu teria para a região e eu falei do Codese”, contou o superintendente, destacando a importância do Conselho e colocando a Suframa à disposição para trabalhar em conjunto.

Durante a reunião, houve a deliberação da ata da 3ª Plenária e das contas do exercício 2018 pelo Conselho Fiscal, apresentação das entidades que fazem parte da plenária e, ainda, o andamento das ações das câmaras do Conselho, que são: planejamento urbano; educação; tecnologia e inovação; atração de investimentos e ambiente de negócios; segmentos econômicos relevantes; e cenários futuros econômicos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: codese, investir, Manaus, melhor cidade, METAS, zona franca, Amazonas

+ Amazonas