Moradores do Monte Horebe se revoltam com governo: 'fizeram promessas, não tiveram coragem'
Manaus/AM - Moradores da área invadida do Monte Horebe, situada no Lago Azul, zona Norte, fizeram uma manifestação na noite desta sexta-feira (28) contra a reintegração de posse anunciada pelo governo do Amazonas para a próxima segunda-feira, dia 2. Os populares pretendem reunir ainda mais famílias do Monte Horebe em uma nova manifestação, no sábado (29).
Em conversa com a reportagem do Portal do Holanda, moradores se manifestaram contra o governador e o seu vice, que segundo eles, fez promessas pessoalmente para a população daquela área:
"O governador sabe quantas famílias tem na comunidade. Eles não tem estrutura para tirar todas as famílias daqui. O vice-governador é sabedor disso, ele já esteve com a gente aqui. Ele comia no nosso prato, fez campanha e promessas pro governador aqui na comunidade, e a resposta que ele dá pro povo que elegeu ele é essa aí", disse Fredson, que mora no local há cinco anos, afirmando que até asfalto chegou a ser prometido durante a campanha de 2018. Ele afirmou ainda que o IBGE já foi ao local realizar a coleta de dados, e que as famílias são muito mais numerosas do que os números divulgados pelo governo: "Essa história do governador dizer que são 500 famílias é conversa furada. Tem em torno de 13 a 14 mil famílias".
Violência
Questionado sobre o alto índice de violência no local, um segundo morador afirma: "Isso é pretexto pra tirar a população daqui. Isso [a violência] acontece em todos os bairros. Vai tirar Manaus toda?".
"Eles alegam que estão tirando o Monte Horebe por causa da marginalidade. Quantos bairros [de Manaus] estão assim e eles não estão desapropriando?", perguntou.
Ele explicou também que traficantes muitas vezes utilizam-se da área por ser cercada por mata e por não ter o devido policiamento: "A nossa área é cercada por uma vegetação. Essas áreas de vegetação são usadas pelos traficantes que utilizam para enterrar corpos.".
Diálogo
A reivindicação, além de que as autoridades não façam a reintegração, deixando as famílias desabrigadas, é de que haja um diálogo com os habitantes: "Por que o governo não chega com os moradores e organiza o local? Eles marginalizam todo mundo e colocam a culpa no povo de uma irresponsabilidade que é deles. Isso não tem como a gente aceitar.".
Apelo a quem tem moradia
Um outro morador fez um apelo aos internautas que assistiram à transmissão ao vivo: "Quero mandar um recado para quem já tem sua moradia, já tem sua casa: que não fique criticando e julgando. Porque você que tem sua casa tem que levantar as mãos pro céus e agradecer, e não criticar quem não tem. Ore por nós porque aqui tem muita gente de família, e não julgue para tirar a gente daqui jogar numa sarjeta".
Nova manifestação
Uma nova manifestação, com mais famílias reunidas, deve acontecer no sábado (29). Uma megaoperação para a reintegração de posse está marcada para a segunda-feira, 2.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, manifestação monte horebe, Monte Horebe, noticias de manaus, Amazonas