Moro afirma que massacres se devem pela falta de agentes penitenciários em Manaus
Manaus/AM - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que está em Manaus nesta segunda-feira (10), declarou que as mortes dentro das penitenciárias da capital amazonense se devem ao número baixo de agentes nos presídios. A fala do ministro se deu na abertura da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), no Hotel Quality Manaus, na zona Centro-Sul da capital.
“Uma das causas dessa relativa falta de controle no sistema prisional no Amazonas é o número pequeno de agentes penitenciários. Por isso, vamos contratar e qualificar mais agentes”, prometeu o ministro Sérgio Moro que na tarde de hoje realizará uma visita ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).
Moro ainda afirmou que decidiu vir a Manaus para dar um apoio as autoridades locais. “A ideia foi vim logo ver in loco a situação prisional do Amazonas e dar um apoio as autoridades publicas locais para que essas dificuldades possam ser superadas”, destacou.
Desvio de polêmica
Sobre a polêmica divulgação de supostas colaborações entre Moro, quando era juiz no processo do ex-presidente Lula com o procurador Deltan Dallagnol, responsável por elaborar a denúncia que levou a prisão do líder petista, o ministro não comentou. Moro não atendeu aos jornalistas que o aguardavam na entrada do Quality Hotel e disse que não responderá a perguntas dos jornalistas.
ASSUNTOS: Amazonas, compaj, Manaus, sergio moro, Sistema penitenciário, wilson lima, Amazonas