MPF e Ufam firmam acordo para combate à violência obstétrica
Manaus/AM - O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) celebraram acordo de cooperação técnica com o objetivo de articular e implementar ações conjuntas para conscientizar e resguardar os direitos das mulheres no contexto do pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto. A iniciativa visa garantir a educação em direitos humanos dos profissionais que atendem nos serviços de saúde e ao combate a atos categorizados como fisicamente ou psicologicamente violentos que maculem o processo de nascimento.
A parceria entre as instituições compreende uma série de ações direcionadas para capacitação e conscientização de acadêmicos e docentes da Ufam, além de atividades direcionadas ao público externo. O MPF vai disponibilizar materiais relacionados ao combate à violência obstétrica e a participação de procurador da República para palestrar em oficinas e congressos alusivos ao tema.
A cooperação institucional foi formalizada pelo procurador-chefe do MPF no Amazonas, Edmilson Barreiros, pelo reitor da Ufam, Sylvio Puga, e pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Bruna Menezes. As atividades serão realizadas durante os cinco anos de parceria estabelecido pelo acordo.
ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, MPF-Am, Ufam, violência obstétrica, Amazonas