Município do Amazonas registra quase 9 mil casos de malária em 2018
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), envia equipe técnica nesta segunda-feira (21) para compôr força-tarefa de combate à malária em São Gabriel da Cachoeira.
A FVS está enviando um veículo de Ultra Baixa Volume (fumacê), insumos de laboratório e testes rápidos para o diagnostico da malária, bombas para nebulização espacial e intradomiciliar, materiais informativos e de educação em saúde, medicamentos e outros insumos. O município concentra 24,35% do total de casos de malária registrada no Estado, com 5.850 notificações este ano.
A ação em São Gabriel da Cachoeira soma-se a outras já implementadas pela atual administração da secretaria de saúde do Amazonas. Em janeiro de 2018, o Governo do Amazonas, enviou veículos e embarcações novos a 21 municípios para reforçar as ações.
Não existe vacina para malária, e a recomendação é que a população não permaneça em áreas de risco como (igarapés e floresta) no período no fim da tarde e início da noite. Ou se permanecer, evitar a picada do mosquito, com uso de repelentes, calças e camisas de manga longa e uso de mosquiteiro impregnado.
ASSUNTOS: Amazonas, Força tarefa, malária, Amazonas