Compartilhe este texto

No Amazonas, Idam faz oficina e facilita conhecer cadeia de valor da castanha

Por Portal Do Holanda

30/08/2019 15h59 — em
Amazonas



Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizam, nesta semana, mais uma etapa do programa de capacitação em gestão para técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o CapGestão Amazônia. A oficina tem como objetivo facilitar a análise dos diferentes processos da cadeia de valor da castanha-do-brasil por meio da aplicação da metodologia Value Links.

Nesta etapa, os técnicos aplicam na prática as ferramentas de organização e fomento das cadeias de valor que foram discutidas no último módulo do curso, ocorrido em junho deste ano. A metodologia está sendo aplicada no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus em linha reta), que apresenta grande potencial para incremento da produção da castanha-do-brasil a partir da usina de beneficiamento ali existente.

De acordo com a chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, a engenheira florestal Nadiele Pacheco, a oficina visa capacitar multiplicadores no processo de gestão de empreendimentos. Durante as atividades os técnicos irão testar as ferramentas aprendidas no curso diretamente na Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab).

A oficina, que iniciou na terça-feira (26/08), encerrou ontem quinta-feira (29/08).

Metodologia

Desenvolvida por especialistas da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), a Value Links é uma metodologia aplicada no trabalho de mapeamento de cadeias de valor da sociobiodiversidade na Amazônia. Segundo Nadiele, com a metodologia é possível mapear a cadeia de valor da castanha no município e com os resultados obtidos elaborar um plano de ação.

Foto: Divulgação/Idam


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Ater, beruri, cadeia de valor, idam, oficina, Amazonas

+ Amazonas