No Amazonas, obra de esgotamento sanitário dá prêmio a prefeito
Destaque no Estado do Amazonas por inovar na estruturação da implantação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z) nas comunidades ribeirinhas, o prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, ganhou reconhecimento da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus, nesta segunda-feira, dia 7. O gestor recebeu o prêmio de prefeito parceiro e “Histórias de Sucesso”.
Glenio Seixas diz que construção em concreto armado dá mais longevidade à estrutura montada em Barreirinha
Durante a abertura do I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas, no Centro de Convenções Vasco Vasques, Glenio Seixas e mais 29 prefeitos do Amazonas foram premiados como prefeito parceiro, por executarem, nos municípios, projetos em parceria com a Funasa para melhoramento de esgotamento sanitário, tratamento de água ou melhorias na destinação dos resíduos sólidos.
O prefeito de Barreirinha se destacou na categoria “Caso de Sucesso” pela inovação nas estruturas instaladas aos componentes de captação de água do Salta-Z, que, em Barreirinha, foi construído em concreto armado e estruturas metálicas. Glenio Seixas assinou o Termo de Cooperação Técnica, em 2018, com a Funasa para adquirir nove estações do projeto Salta-Z em prol ao município de Barreirinha.
Prefeito compartilha experiência
“No primeiro momento, pensamos em deixar uma estrutura que pudesse ter longevidade e ter funcionalidade plena. Por isso, fizemos a elevação da caixa d’água de cinco mil litros em um espaço feito em concreto armado e os espaços adjacentes em alvenaria para facilitar o acesso da população e proteger de possíveis danos. Agradeço a Funasa pelo reconhecimento. Sempre vou buscar elevar o nome de Barreirinha a grandes patamares”, afirma Glenio.
Nesta terça-feira, 8, à convite da organização do I Seminário de Saneamento Ambiental do Amazonas, Glenio Seixas vai compartilhar, aos participantes do evento em uma mesa-redonda, a experiência de Barreirinha na instalação da estrutura pioneira do Salta-Z, em comunidades formadas por populações tradicionais. A programação iniciará as 14h, na sala 7 do Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.
Foto: Divulgação
ASSUNTOS: Barreirinha, esgotamento sanitário, Funasa, Histórias de Sucesso, saneamento, Amazonas