Nos bares de Manaus frequentadores esclarecem dúvidas com cientistas
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes ontem, dia 20, no Vila Hub Café (Aleixo) e no CentBeer (Vieiralves) prestigiando o primeiro dia do Festival internacional de Divulgação Científica, Pint of Science, que ocorre simultaneamente em 85 cidades brasileiras.
O público esclareceu dúvidas com os pesquisadores Dr. Marcus Lacerda (UEA) sobre tratamento e prevenção da Aids; com a Dra. Patrícia Orlandi (Fiocruz-AM) sobre resistência sistêmica e com o Dr. Valdely Kinupp (Ifam) que conversou com a plateia sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC) e seus potenciais agroecológicos e gastronômicos.
Para quem não pôde ir ontem, o Festival continua hoje à noite no CentBeer com Dr. Carlos Figueiredo (UEA) o qual apresentará um panorama geral da área de inteligência artificial, incluindo um olhar para o futuro sob a ótica da série Black Mirror. A Dra. Fabíola Nakamura (Ufam) irá navegar nas redes sociais: muito além do Facebook e mostrar como a ‘Ciência de Redes’ (Network Science) pode ajudar a investigar e entender melhor esse universo.
Hoje, 21, no Vila Hub Café, a atração da noite é a saúde mental. Temas como depressão, que vem aumentando nos últimos anos, e as novas descobertas sobre a doença de Alzheimer serão, logo mais, discutidas pelo Dr. Luiz Eduardo Fonseca (UFRGS) e a Dra. Karoline Martins (Ufam).
O festival encerra amanhã, dia 22, com os temas Biodiversidade Amazônica: ameaças e conservação no CentBeer e Mulheres nas Ciências Exatas no Vila Hub Café. O Pint of Science é aberto ao público com entrada gratuita. O participante só paga o que consumir no estabelecimento.
O evento é organizado de forma voluntária e recebe o patrocínio das empresas Relâmpagos compras coletivas, Onezone collections e HDOM Consultoria Ambiental, apoio cultural dos estabelecimentos Vila Hub Café Coworking, CentBeer e das instituições Ufam e Inpa.
ASSUNTOS: bar, ciência, cientistas, depressão, divulgação, doença mental, Amazonas