Compartilhe este texto

OAB aponta deficiências do sistema prisional do Amazonas para equipe de Giuliani Security

Por Portal Do Holanda

18/05/2018 13h59 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Executivos da Giuliani Security & Safety, empresa do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, contratada pelo Governo do Amazonas para prestar consultoria na área de Segurança Pública, estiveram na manhã desta sexta-feira (18) na Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB-AM) ouvindo os advogados a respeito da situação do Sistema Carcerário.

A comitiva foi recebida pelo presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional, Epitácio Almeida e também pelo advogado Glen Wilde do Lago Freitas que preside o Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Na reunião, representantes da OAB-AM relembraram o massacre de presos ocorrido em janeiro de 2017, destacaram a superlotação das celas, a ausência de uma política eficaz de ressocialização dos presos e os altos custos que o Governo tem para manter o contrato de administração dos presídios com a empresa Umanizzare, alvo de ação movida pela Ordem na Justiça Federal.

O diretor de operações e CEO da empresa norte-americana, John Ruvane, questionou a ausência de presídios federais no Estado e afirmou que uma das alternativas para desafogar as cadeias no AM seria a construção de unidades em cidades do interior onde os presos participariam de trabalhos diários. Ele também defendeu a separação dos detentos de forma a conter o fortalecimento das facções nos presídios.

Ruvane que foi detetive da Polícia de Nova Iorque disse que a participação da OAB-AM nessa fase inicial do levantamento dos problemas é importante porque a empresa precisa entender as dificuldades e os desafios enfrentados pelas instituições que acompanham a Segurança Pública no Estado. “Não será um trabalho feito do dia para a noite. Quem comete crime tem que ser punido mas é preciso também haver ressocialização”, afirmou.

Choy destacou a iniciativa do Governo em abrir espaço para que a OAB-AM pudesse participar da construção desse novo projeto de Segurança para o Estado e afirmou que com planejamento, o Poder Executivo terá condições de vencer as dificuldades.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: oab-AM, seap, sistema prisional, Amazonas

+ Amazonas