Ocupações irregulares são retiradas de área de preservação em Manaus
Manaus/AM - Um novo foco de invasão foi descoberto na manhã desta sexta-feira, (26), na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. A ocupação fica localizada ao lado da antiga invasão Cidade das Luzes e foi denunciada à fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus, na última quinta-feira, 25.
Com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental e policiais da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os invasores foram retirados do local e orientados a não retornarem em função do impacto causado à área de proteção. O terreno invadido é uma propriedade particular, cujo dono ainda não foi oficialmente identificado. Os invasores ameaçaram retornar.
De acordo com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além da propriedade estar situada na APA Tarumã, os invasores estavam começando a demarcar os lotes em área de preservação permanente (APP), às margens de um igarapé que deságua no igarapé do Tarumã.
O diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, alertou para a gravidade da situação e assegurou que convocará uma reunião dos órgãos de controle e segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), para tratar da questão. No local, havia carros e motos pertencentes aos supostos invasores. Mais de 20 armações de barracos foram retiradas.
ASSUNTOS: cidade das luzes, invasão, Manaus, Amazonas