Parceria entre UEA e Semsa amplia opções de atendimento médico em Manaus
Manaus/AM - Com o objetivo de ofertar cursos de especialização com ênfase na AtençãoPrimária à Saúde para servidores, a Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Saúde Pública (Esap) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), firmou, nesta quarta-feira, 18/12, acordo de cooperação técnica com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A assinatura do termo aconteceu na reitoria da universidade, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou a importância da parceria como mecanismo para a qualificação do profissional de saúde, tendo o objetivo de oferecer à população um serviço especializado.
“A partir desta assinatura, nossa perspectiva para os próximos anos é a expansão no número de profissionais especializados atendendo os usuários em nossas Unidades Básicas de Saúde, sempre com a intenção de melhorar o que já oferecemos, uma das prioridades do prefeito Arthur Virgílio Neto, ao criar a Esap”, afirmou Magaldi.
O acordo tem duração de cinco anos e tem como foco a aplicação dos conhecimentos científico-acadêmicos na saúde pública do município. Cursos livres, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como a realização de eventos científicos, serão oferecidos aos profissionais que atuam da rede municipal de saúde.
“Nós sabemos da importância dos acadêmicos estarem inseridos no meio da comunidade, para que aprendam a partir da realidade na qual o usuário do SUS vive”, destacou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, sobre o acordo de cooperação técnica, que para ele é um avanço para a saúde do município.
Especialização
O curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade foi o primeiro resultado da cooperação técnica com a UEA. Com duração de dois anos o curso propõe fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade.
ASSUNTOS: atendimento médico, Manaus, saúde, Semsa, UEA, Amazonas