Pedágio Ambiental distribui mudas para moradores da zona Leste nesta quarta
A 13ª edição do Pedágio Ambiental, da Prefeitura de Manaus, acontece nesta quarta-feira (7) com a distribuição de mudas de árvores frutíferas, plantas ornamentais e medicinais aos moradores do bairro Tancredo Neves, na zona Leste. Serão distribuídas 600 mudas em frente à escola municipal Olavo das Neves, na rua Batrum, 461, na divisa com o bairro Novo Reino.
O pedágio acontece quinzenalmente e é utilizado também como uma ferramenta de educação ambiental no combate às queimadas. As ações de sensibilização acompanham o trabalho de distribuição de mudas como forma de otimizar tempo e recursos, além de atingir um universo maior de pessoas a cada ação.
A ação acontece desde 2017 e tem facilitado o acesso das pessoas às mudas para plantio em quintais e jardins residenciais, atendendo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de intensificar essa distribuição. A primeira edição deste ano do pedágio ocorreu em março de 2019. Cada edição contempla uma localidade diferente. No dia 21/8, o projeto irá para a Feira da Panair, na zona Sul.
Os pontos fixos de distribuição de mudas são o Viveiro Municipal (sede do Instituto Federal de Educação do Amazonas – Ifam, no Zumbi), parque municipal do Mindu (Parque 10), parque municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho (Japiim), parque municipal Ponte dos Bilhares (Chapada) e parque Nascentes do Mindu (Cidade de Deus). Neles, a população pode pegar até cinco mudas por endereço, de espécies variadas, a exemplo de açaí, bacuri, pupunha, rambutã, pitanga, cupuaçu (frutíferas), saratudo, manjericão (medicinais), arália matizada, erica, onze-horas, abacaxi-roxo, laço-de-amor, tumbérgia e árvore-da-felicidade (ornamentais), entre outras.
ASSUNTOS: moradores, mudas, pedágio ambiental, projeto, zona leste, Amazonas