Pesquisa diz que economia do Amazonas deve piorar
O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) divulgou nesta quarta-feira, dia 5, a Pesquisa de Intenção de Compra e Índice de Confiança do Consumidor, realizada com 400 consumidores nas zonas administrativas de Manaus com o objetivo de captar as expectativas do manauara sobre emprego, economia, renda e emprego, entre outras.
Entre essas expectativas sobressai o pessimismo do manauara acerca da dificuldade de obter um novo posto de trabalho. Para 89,0% dos consumidores, conseguir um novo emprego continua um pouco ou muito mais difícil quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Se o desemprego preocupa, a possibilidade de que a inflação suba não é menor, uma vez que para 82,2% dos entrevistados os preços dos produtos neste mês de junho estarão mais altos em relação ao mês maio.
Mesmo assim, o Dia dos Namorados ainda vai ter festa, uma vez que o consumidor se dispõe a gastar pelo menos R$ 140, em média, na compra de um agrado para a pessoa amada.
Economia e segurança
A economia amazonense, nos próximos seis meses, estará um pouco ou muito pior do que a atual na opinião de 51,0% dos entrevistados, enquanto 65,2% destes relataram que a situação financeira familiar atual quando comparada há seis meses permanece inalterada.
De outro lado, o percentual de entrevistados que relataram ter sofrido assaltos durante o mês de abril deste ano foi de 36,0%.
ASSUNTOS: dia dos namorados, economia, Fecomercio, presente, segurança, varejo, Amazonas