Compartilhe este texto

Pesquisador da Ufam publica estudo sobre dor crônica em revista internacional

Por Portal Do Holanda

23/07/2019 15h13 — em
Amazonas



A pesquisa intitulada 'Investigação multidimensional da experiência de dor crônica e funcionamento físico após cirurgia de fratura de quadril: implicações clínicas', de co-autoria do pesquisador Hércules Campus, professor do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam/Coari), foi publicado este mês de julho no periódico British Journal of Pain.

De acordo com o pesquisador, mensurar, qualificar, quantificar e averiguar se idosos após 4 meses de cirurgia por fratura de quadril desenvolviam dor crônica e os impactos na literatura sobre essa dor foi o objetivo do artigo. “Sabe-se muito pouco sobre idosos com dor nessa condição após o período agudo. Nesse sentido, este estudo é inédito, pois apresenta um instrumento para medir a dor, o algômetro digital”, disse o docente, que avaliou 50 idosos depois de submissão cirúrgica na Santa Casa de Misericórdia (SUS) em Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Campos afirma que a dor crônica significativa após a fratura do quadril nos idosos resulta em diminuição do funcionamento físico. No entanto, a investigação da dor nesta população é principalmente limitada à intensidade da dor autorreferida. “A avaliação detalhada da dor pode identificar alvos de intervenção além do seu alívio”, comentou o pesquisador, que ressaltou a importância do estudo no processo de investigação de múltiplas dimensões da experiência dolorosa (intensidade, dimensões sensoriais, afetivas, avaliativas e diversas) e correlacioná-las com a funcionalidade e limitações dos membros inferiores em atividades de vida diária.

Publicação

De acordo com o pesquisador, a revista em questão é uma das mais importantes do mundo em publicações sobre dor e nesse caso sobre dor em idosos (abordagem multidisciplinar). “Os resultados da pesquisa direcionam os profissionais da saúde no cuidado e tomadas de decisão clínica que devemos ter com esse público para que eles não percam sua funcionalidade, não caiam novamente e não onerem (como acontece hoje o sistema de saúde - SUS) com gastos para tratamento de dor”, concluiu Hércules Campos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: British Journal of Pain, dor crônica, Hércules Campus, idoso, Ufam, Amazonas

+ Amazonas