'Querem acabar com a Zona Franca na reforma tributária', diz Plínio Valério
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou nesta terça-feira (13), em plenário, declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, veiculada na imprensa local do Amazonas. Maia, afirmou o senador, disse que é preciso que se substitua a Zona Franca de Manaus por um novo modelo de desenvolvimento econômico.
O parlamentar ressaltou que a Zona Franca de Manaus é responsável por 8% da renúncia fiscal brasileira, enquanto os outros 92% ficam no Sudeste.
"Aí me vem o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, dizer que é hora de encarar o problema da Zona Franca, que não pode morrer da noite para o dia, mas que não pode ficar mais 30 anos como está, ou seja, querem mexer, querem acabar com a Zona Franca na reforma tributária”, ressaltou Plínio Valério.
Reforma tributária
Plínio mostrou-se indignado, ainda, com o teor da notícias segundo a qual Rodrigo Maia apoia fala do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, favorável à desidratação da Constituição Federal e que se poderia aproveitar a reforma tributária para tirar questões tributárias da Constituição.
"Eu perguntei e pergunto ao deputado Rodrigo Maia: se ele me mostrar um modelo que seja econômico e ambiental, um modelo que dê mais de 100 mil empregos diretos, um modelo que preserve a floresta, como a Zona Franca preserva, um modelo que dê US$ 98 milhões por ano, é só ele me dizer qual é esse modelo que nós do Amazonas vamos, na hora, substituir o da Zona Franca de Manaus”, disse.
ASSUNTOS: emprego, floresta, indústria, plínio valério, preservar, rodrigo maia, zona franca, Amazonas