Poços artesianos contaminados são vistoriados em Parintins
Manaus/AM - Poços tubulares profundos da rede de abastecimento do município de Parintins foram fiscalizados por equipe técnica do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) após anúncio de contaminação. Conforme laudo técnico apresentado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), foram encontradas substâncias químicas (amônia, nitrato e alumínio) nos poços tubulares que abastecem o município.
A partir desta análise, cinco poços que não estavam operando no abastecimento servirão para substituir os mais comprometidos.
De acordo com a Prefeitura de Parintins, o fornecimento público de água para o consumo da cidade é executado através dos poços tubulares – cujas profundidades variam de 40 a 120 metros – e é de responsabilidade do Sistema Autônomo de Água e Esgoto Municipal (Saae).
Para sanar os problemas da qualidade da água do município, a prefeitura deve apresentar em 60 dias – a contar a partir do dia 5 de fevereiro deste ano – um estudo prévio de viabilidade de implantação da Estação de Tratamento de Águas (ETA) em Parintins, utilizando a captação superficial da água do rio Amazonas.
“A fim de que possamos sanar os impactos ambientais e sanitários causados por esses problemas [de contaminação] apontados pela CPRM, a nossa equipe se fez presente no município e está em fase de elaboração final de um relatório para que sejam encontradas medidas técnicas, visando a regularização dos poços”, disse o gerente de Recursos Hídricos do Ipaam, Sérgio Martins.
O gerente informou também que, ainda neste semestre, outros municípios receberão a visita dos técnicos do Ipaam para a verificação da qualidade do sistema de fornecimento de água das localidades.
Veja também
ASSUNTOS: Bi Garcia, ipaam, Manaus, Parintins, poços contaminados, prefeitura de Parintins, Amazonas