Prefeitura de Manaus mostra serviços disponíveis via internet na feira digital
Manaus/AM - A Prefeitura de Manaus tem investido pesado em ações tecnológicas que estão tornando a capital amazonense cada vez mais próxima do conceito de cidade inteligente. As ações estão expostas ao público da Feira do Polo Digital, que está em sua segunda edição no Studio 5 Centro de Convenções até esta quinta-feira, 17/10.
No segundo dia de evento, o coordenador do projeto Cidade Inteligente da prefeitura, o servidor da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Sergio Magalhães, participou do painel ‘Cidades Criativas, Inteligentes, Humanas e Sustentáveis’, mediado pelo engenheiro de telecomunicações Mario Cesar Araújo. Também participaram do painel o presidente de Tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, e o gerente do BNDES Garagem Startups, Ricardo Moraes.
Durante o painel, o coordenador do projeto Cidade Inteligente da Prefeitura de Manaus, Sergio Magalhães, destacou todo o empenho da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para incluir a capital amazonense no rol tecnológico do Brasil e do mundo. De acordo com ele, o Executivo municipal teve de passar por um forte processo de austeridade fiscal para então dar o pontapé inicial nos seus projetos inteligentes. Com as contas equilibradas, logo o município vislumbrou aporte necessário para investir em tecnologia de ponta.
“Em 2015, a prefeitura investiu em um datacenter de última geração, referência no Norte-Nordeste do país em termos de capacidade de armazenamento e tecnologia. Construído dentro das melhores práticas do mercado”, pontuou Sergio Magalhães.
Serviços on-line
Com o datacenter em funcionamento, dotado de potentes servidores e eficientes no breaks, gerador de energia, os sistemas utilizados pelos órgãos colegiados da Prefeitura de Manaus passaram a operar conectados, com alto desempenho e velocidade de tráfego de dados nível gigabytes.
Todo o aparato também abriu possibilidades para investimentos nos serviços on-line. “O governo precisa se comunicar com o cidadão e, hoje, essa maneira precisa ser digital e dinâmica, com comodidade e serviços que o cidadão possa utilizar 24 horas por dia e de qualquer lugar”, disse o coordenador, ao citar o portal de serviços Manaus Atende da prefeitura, que já disponibiliza formalização e consulta de processos de forma digital.
Dentro do portal de serviços, os empreendedores também podem formalizar e licenciar seus negócios pela web. Por meio do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), em até dois dias, dependendo da atividade, uma empresa pode ser constituída com suas devidas licenças. O Slim também possui plataforma de alteração de endereço e encerramento, tudo sem a necessidade de se deslocar aos órgãos municipais.
“Estamos avançando. Hoje, a Prefeitura de Manaus já possui inúmeros serviços para o cidadão via on-line, entre eles o Sisreg para análise e encaminhamento de exames e consultas médicas, o Sisfarma, o App Manaus + Luz para solicitação de serviços de iluminação pública, entre outros”, pontuou Sergio.
Sistemas Geo
O coordenador do Projeto Cidade Inteligente da Prefeitura de Manaus também falou sobre os sistemas de geoprocessamento do município outro grande pilar para o desenvolvimento de grandes ações para uma gestão inteligente do executivo.
“Manaus se tornou referência em sistemas Geo. Nosso trabalho já foi reconhecido em importantes premiações nacionais e internacionais da área de geoprocessamento e mapas multifinalitários”, disse.
Todo esse trabalho também é base de um dos mais recentes projetos da prefeitura, o ‘Mapa de Manaus’. O projeto já está em execução com mapeamento de toda a cidade para um levantamento minucioso de imagens e informações. Todos os dados irão nortear as ações para o desenvolvimento ordenado do município. “Com esses dados, conseguiremos desenvolver projetos mais eficientes, proporcionando melhores resultados à população”, finalizou.
Foto: Divulgação/Semcom
ASSUNTOS: cidade inteligente, Feira do Polo Digital, GEO, Manaus, Prefeitura de Manaus, Slim, Amazonas