Compartilhe este texto

Prefeitura realiza sensibilização sobre a Consciência Negra nesta quarta-feira

Por Portal Do Holanda

13/11/2018 18h02 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Em alusão ao dia 20 de novembro, data de reflexão sobre a Consciência Negra, a Prefeitura de Manaus, por meio da equipe do Distrito de Saúde (Disa) Norte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta quarta-feira, 14/11, das 8h30 às 12h, na UBS Armando Mendes, localizada na rua Aragaça, no conjunto Manoa, zona Norte da cidade, a I Sensibilização para apoiadores institucionais, líderes comunitários e conselheiros de saúde do Disa Norte. Com o tema “Um olhar diferenciado em face à equidade”, o evento pretende contribuir no monitoramento e divulgação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e da Saúde do Homem, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação, considerando o III Plano Operativo (2017-2019) da PNSIPN, acontece por meio de parceria entre a área técnica do Programa Saúde da População Negra, do Disa Norte, com o Programa Saúde do Homem. A atividade tem o apoio da coordenação do Departamento de Atenção Primária da Semsa.

A sensibilização vai abordar temas como a Política Nacional de Saúde Integral da Pessoa Negra; quem são e onde estão os quilombolas na cidade de Manaus; racismo institucional e saúde mental; mortalidade materna e o Sistema Único de Saúde e o controle interno assistencial.

Além das lideranças comunitárias, conselheiros municipais de saúde e apoiadores institucionais, o evento vai reunir, ainda, acadêmicos do curso de Medicina, equipes de saúde da UBS Armando Mendes e equipe distrital, pais e educadores.

A data

No dia 20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei n° 12.519/2011, em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, líder do Quilombo do Palmares (AL), símbolo de luta contra a escravidão no período do Brasil Colonial.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: consciencia negra, Semsa, Amazonas

+ Amazonas