Procon Manaus atinge 63% de acordos em audiências de conciliação
Manaus/AM - Como parte do fortalecimento das ações em defesa do direito do consumidor, a Prefeitura de Manaus registrou recorde na realização de audiências de conciliação da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec). Foram 3.991 atendimentos somente em 2019, o que representa um aumento de 243% em relação ao ano anterior.
Segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto, o crescimento mostra o amadurecimento das ações em defesa ao consumidor. “O Procon Manaus começou tímido, ainda como um órgão dependente de outra estrutura, quando era ligado à Casa Civil. Agora, com status de secretaria, ampliou sua capacidade de atuação, seja em fiscalizações, seja no recebimento de denúncias e nas conciliações junto às empresas”, destaca o prefeito.
Dos 3.991 atendimentos registrados, 2.571 resultaram em acordos entre consumidor e empresas privadas, representando 63% do total. O número de demandas desse tipo triplicou, chegando a 143% a mais comparado a 2018.
Para o secretário-interino da Semdec, Rodrigo Guedes, os números representam maior confiança do cidadão manauara nos serviços prestados pelo órgão e o comprometimento do Procon Manaus no que se refere aos direitos do consumidor. “Percebemos que os consumidores veem uma autenticidade e seriedade no nosso trabalho, por isso a alta procura”, explica.
Foto: Divulgação/Semdec
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