Projeto promete mais segurança a taxistas, motorista de aplicativo e de coletivos no Amazonas
Manaus/AM - O projeto “Rota Segura”, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) começou a operar em outubro de 2017 e está implementando um sistema de integração de aplicativos de rastreamento de veículos com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), que torna os protocolos para operações de revista e abordagens mais eficazes no combate à criminalidade.
De acordo com a coordenação, o programa está dividido em três modais: proteção de coletivos, motoristas de aplicativos e taxistas.
Para a proteção de coletivos, existe o aplicativo “Aviso Polícia” que funciona de forma semelhante ao botão do pânico, no qual após a pessoa baixar o aplicativo e se cadastrar, poderá apertar o botão ao perceber um assalto ou atitude suspeita e a ocorrência passa a ser monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), de onde os controladores acionarão as viaturas mais próximas ao local da ocorrência e orientarão o modo de abordagem.
Para taxistas e motoristas de aplicativos, o projeto está em fase experimental e tem o objetivo de atender a aproximadamente 350 motoristas de aplicativos e cooperativas de taxistas. O sistema vai funcionar como os anteriores, mas com a peculiaridade de integração entre os membros por meio de rádio. Além de monitorados, os motoristas continuam falando entre si por meio de códigos, assim, em caso de perigo ou situação suspeita, o próprio motorista ou os companheiros podem acionar o sistema. Ao contrário dos outros, o aplicativo permite que os veículos sejam monitorados 24 horas por dia, a partir do momento em que o motorista inicia o trabalho de transporte. Eles aparecem nas telas do CICC, mas quando o botão é acionado, o veículo muda de cor na tela, alertando para estado de perigo. Imediatamente, os operadores fazem o acionamento das viaturas mais próximas e orientam os policiais sobre a forma de abordagem.
ASSUNTOS: assalto, coletivos, motoristas, Amazonas