Compartilhe este texto

Projovem Urbano forma mais 500 estudantes em Manaus

Por Portal Do Holanda

13/03/2020 14h06 — em
Amazonas


A formatura é edição especial do Projovem Urbano - Foto: Eliton Santos/Semed 

Manaus/AM - Cerca de 500 alunos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos (Projovem Urbano) participaram da cerimônia de formatura realizada na noite desta quinta-feira, 12/3, no auditório Nina Lins, na Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul de Manaus. Os estudantes fazem parte de uma edição especial que iniciou em 2017.

O Projovem Urbano é realizado desde 2005 como uma ação integrada do Ministério da Educação (MEC) com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que efetiva a inserção cidadã com a diminuição da desigualdade social e oportuniza conhecimentos para jovens que não puderam concluir o ensino básico.

A cerimônia, que começou com depoimentos dos alunos e agradecimentos aos professores, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, de chefes de Divisões Distratais Zonais, dos subsecretários de Gestão Educacional e de Infraestrutura e Logística e da Semed, Euzeni Araújo e coronel Darcelo Cavalcante, além dos familiares dos formandos, gestores e professores. 

A secretária Kátia Schweickardt destacou que o programa ajuda o poder público   a diminuir a dívida social no que tange a educação e a alfabetização na idade correta no Brasil.

“O Projovem ensina muito à rede, porque com ele aprendemos com o desafio de fazer educação nessas situações, com escolas que muitas vezes têm uma realidade muito adversa e por isso, compreendemos o que verdadeiramente significa o potencial transformador da educação. Além disso, esse programa tem uma frente importantíssima de resgate dessa dívida social com programas de educação, profissionalizantes e de letramento”, completou Kátia Schweickardt. 

Edição especial

A edição especial de 2017 do Projovem Urbano ofereceu 1,4 mil vagas. Desse total, 840 alunos chegaram até o final do curso e 500 foram aprovados. Além do ensino fundamental, os formandos tiveram acesso a qualificação profissional na área da saúde e recebam uma designação para começar o ensino médio, inclusive, alguns já concluíram essa etapa e já estão em condições de pleitear uma vaga em uma faculdade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: formatura, Prefeitura de Manaus, Projovem Urbano, semed, Amazonas

+ Amazonas