Saiba como emplacar veículo e os custos dos serviços e tributos no Amazonas
Todos os anos, milhares de veículos entram em circulação no Amazonas. No período de janeiro a setembro desde ano, a capital amazonense registrou mais de 40 mil novos emplacamentos, o que representa o aumento de 12,8% em comparação ao mesmo período de 2018, quando foram registrados pouco mais de 35 mil novos emplacamentos.
Em média, por mês, entram em circulação 4 mil novos veículos no estado. E um dos primeiros procedimentos que devem ser tomados por quem acabou de comprar um veículo é o emplacamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 230, inciso VI, andar sem placa constitui infração gravíssima, com penalidade de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47 e apreensão de veículo, que será encaminhado para o pátio do Departamento de Trânsito.
É importante ressaltar que, durante o prazo de sete dias corridos, é permitido apenas o deslocamento entre a concessionária e a entidade de trânsito responsável.
Sendo assim, se o veículo for parado circulando em qualquer outra condição, será apreendido, como prevê a Resolução 269/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “do pátio da fábrica, da indústria encarroçadora ou concessionária e do Posto Alfandegário, ao órgão de trânsito”.
Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda
Veja também
ASSUNTOS: Detran-Am, emplacamento, gravame, IPVA, veículos novos, Amazonas