Senadores pedem CPI para investigar política de preços da Petrobras
A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) protocolou, nesta quarta-feira (30), que protocolou no Senado pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a política de formação de preços da Petrobras. Atualmente, o valor de diesel, gás e gasolina consideram a flutuação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.
De acordo com a senadora, a CPI teria funcionamento restrito, com vigência de 30 dias, e estudaria como se processa a construção do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, além de analisar a política de desinvestimento da estatal, que tem vendido refinarias e diminuído a capacidade de refino do país. Essas medidas, disse Vanessa, abrem caminho para o aumento da importação de diesel pelo mercado brasileiro, hoje equivalente a 25% do total comercializado.
Omar apoia
O senador Omar Aziz assinou na terça-feira, 29, o pedido para a criação da CPI para abrir a caixa-preta da Petrobras, durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
“Assinei a CPI para que, em 30 dias, nós possamos dar um panorama para a sociedade brasileira dessa caixa-preta que é a Petrobras. O Pedro Parente simplesmente adotou uma política de preços que não beneficia o povo brasileiro, até porque ninguém tem salário dolarizado, pessoas ganham em real e têm que comprar gasolina, gás e diesel em dólar. Isso não é uma política de preço saudável para a nação”, disse Omar.
Por Agência Senado e assessoria
ASSUNTOS: senado federal, senador omar aziz, senadora vanessa grazziotin, Amazonas