Serviço de castração de animais suspende atendimento em Manaus
Manaus/AM - Para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, a Prefeitura de Manaus informa que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai interromper o serviço de castração de animais a partir de segunda-feira (23).
O serviço de castração de cães e gatos é realizado em duas unidades móveis do CCZ, onde circulam por dia diversos tutores de animais, além dos servidores.
“Neste atual estágio do risco de transmissão do novo coronavírus em Manaus, a orientação é para que a população circule pela cidade apenas em casos de extrema necessidade. A suspensão do serviço de castração vai evitar o deslocamento dos tutores de animais e a concentração de pessoas na área de espera das unidades móveis, o que reduz o risco de uma possível transmissão da Covid-19”, esclarece o técnico do CCZ, Jhonata da Silva Calheiros.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa ainda que os agendamentos já programados para a próxima semana terão prioridade para reagendamento quando a situação de saúde pública for normalizada.
Serviço
O CCZ disponibiliza cerca de 600 vagas por mês para castração de cães e gatos, com o agendamento por meio do sistema CCZ Cidadão (ccz.manaus.am.gov.br). São agendadas 48 cirurgias por dia, divididas nos turnos matutino e vespertino.
Mesmo com o agendamento no CCZ Cidadão também suspenso temporariamente, a população ainda poderá acessar o sistema para cadastramento, já aguardando a data para novos agendamentos.
Acessando o sistema, a pessoa interessada deve fazer inicialmente um cadastro que requer nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone celular do tutor do animal. Após essa etapa, é necessário acessar o e-mail informado e clicar no link enviado para ativação do cadastro.
Assim que a programação do CCZ for normalizada, o sistema vai apresentar uma agenda mensal de vagas, disponibilizando serviços de castração nas duas Unidades Móveis do CCZ.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas, animais, atendimento, castraçao, Manaus, serviço, suspende, Amazonas