Setemp faz balanço positivo e abre mais de 8 mil postos de trabalho no Amazonas
Manaus/AM - A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) revela um alto crescimento em serviços realizados, no período de janeiro a novembro de 2019, em comparação com o ano de 2018. Com um total de 8.700 vagas disponibilizadas em 11 meses, a secretaria teve um avanço de 127%, em relação ao ano anterior que divulgou 3.828 vagas de trabalho.
Conforme a secretária da Setemp, Neila Azrak, “saber que o trabalho realizado neste ano gerou resultados superiores é uma demonstração de que o Governo do Estado está no caminho certo, focado nas pessoas, na geração de trabalho, e no desenvolvimento econômico. Nosso trabalho é incansável, porque sabemos da importância do cidadão conquistar uma oportunidade de emprego, por isso, a Setemp busca parcerias contínuas em prol da população”.
Atendimentos
A Setemp realizou um total de 164.859 atendimentos nos setores do Sistema Nacional de Emprego, do Artesanato e da Economia Solidária, revelando aumento de 18%, em relação ao ano passado, que totalizou apenas 138.562 atendimentos.
Encaminhamentos
Quanto às entrevistas de emprego, cerca de 14.328 candidatos foram encaminhados no período de janeiro a novembro de 2019, ou seja, 7.087 pessoas a mais que no ano anterior, que registrou 7.241 pessoas enviadas para processos seletivos, o que representa 97% de aumento.
Carteira de Trabalho
Somente o número de carteiras de trabalho emitidas saltou de 26.111 para 32.753, revelando crescimento de 25%.
Artesanato e Economia Solidária
Com o intuito de promover o trabalho, a ocupação e a geração de renda de forma individual ou coletiva, para a população, o Programa do Artesanato, cadastrou 412 empreendedores em 2019, mostrando aumento de 136%, quando comparado ao ano passado, que cadastrou só 174 pessoas.
Já a Economia Solidária realizou, em 2019, o cadastramento de 536 grupos solidários, tendo um avanço de 262%, em relação a 2018.
Desde o início do ano, a Setemp atuou viabilizando a participação de artesãos amazonenses em feiras e eventos nacionais, o que resultou, segundo a gerência do artesanato, no crescimento de 44% no número de vendas de produtos artesanais, em comparação ao ano de 2018. As vendas passaram de R$ 1,35 milhão para R$ 1,95 milhão.
De acordo com a secretária da Setemp, Neila Azrak, o resultado positivo se deve à participação dos artesãos em feiras e eventos. "Somos gratos a todos os artesãos por acreditarem no trabalho que desenvolvemos. Tem sido gratificante ver o nosso estado ganhando cada dia mais espaço e reconhecimento através das belezas apresentadas pelos nossos artesãos" disse.
ASSUNTOS: balanço, cursos de artesanato, empreendedorismo, Setemp, Amazonas