Sistema de Segurança no Carnaval terá mais de 2,5mil servidores no Amazonas
A partir desta sexta-feira (9) a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) dá início a uma ação integrada de reforço no policiamento nos eventos carnavalescos com mais de 2,5 mil servidores.
A operação “Alegoria Proibida” realizará ações de fiscalização dos eventos em todas as zonas da capital. Além das policiamento presencial, as câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) realizarão o monitoramento de bandas e blocos carnavalescos.
Polícia Militar – Nesta sexta-feira (09), a Polícia Militar já inicia o reforço no policiamento no sambódromo no desfile do Grupo de Acesso com mais de 400 policiais. Durante o desfile do Grupo Especial, o patrulhamento ostensivo contará com mais de 700 servidores. No domingo (10), durante a 38ª edição do Bloco das Piranhas, o efetivo empregado será de mais de 200 agentes. O Galo de Manaus 2018, que também ocorrerá no Sambódromo, terá um efetivo de 450 policiais.
Detran-AM – Mais de 120 servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar e prevenir a ocorrência de acidentes. Os servidores foram mobilizados para trabalhar nas fiscalizações da operação Lei Seca e de educação de trânsito, que tem como foco evitar casos de embriaguez, excesso de velocidade e direção perigosa. A operação "Lei Seca" começa na noite desta sexta-feira (9) e segue até 6h da Quarta-feira de Cinzas (14). Até o dia 15 (quinta-feira) de fevereiro também estará disponível o Disk-Pileque. Os socorristas receberão as chamadas, por meio do telefone (92) 99146-9863.
Polícia Civil – A Delegacia de Apoio a Grandes Eventos (Dage) contará com a presença de um delegado, três investigadores e um escrivão, para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs). As ocorrências que sejam passíveis de flagrantes, serão encaminhadas para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ao todo, 538 policiais civis estão participando da operação Carnaval 2018, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os 1º, 6º, 9º, 10º, 12º, 14º, 15º, 18º e 19º DIPs, além das Delegacias Especializadas, que funcionam como Centrais de Flagrantes, terão o efetivo reforçado no período carnavalesco. Cada Central de Flagrantes, contará, além do efetivo normal, com mais cinco policiais civis.
Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará na fiscalização de bandas e locais, prevenção e combate a incêndio, bem como no atendimento pré-hospitalar. Além de estar distribuído em seus diversos postos operacionais da capital, a corporação atuará com 90 bombeiros na região do Sambódromo, mais dois caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate, destinados a atender unicamente as ocorrências dentro dessa área. Neste período também estará realizando fiscalizações nas bandas comunitárias, com um total de 20 bombeiros.
ASSUNTOS: carnaval, Manaus, sistema de segurança, Amazonas