Susam cria serviço para evitar complicações em pacientes com pé diabético
Manaus/AM - A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) criou o programa “Pé Diabético” de acompanhamento ambulatorial a pacientes com pé diabético, complicação decorrente do diabetes que provoca feridas nos membros inferiores que podem evoluir para úlcera. O serviço funciona em cinco policlínicas da rede de saúde estadual.
Pacientes que recebem alta do serviço ambulatorial de tratamento das lesões provocadas por problemas vasculares ou relacionadas ao diabetes são assistidos no Ambulatório de Egressos que, desde a sua criação em 2017, já atende mais de 150 pessoas. Somente após esta etapa, com a cicatrização total do ferimento, é que os pacientes são encaminhados para o Ambulatório de Egressos. Os novos usuários do Ambulatório de Egressos são acolhidos pela equipe, no encontro mensal que realizam para mostrar o funcionamento do serviço.
Cinco policlínicas da rede estadual de saúde estão aptas para o serviço: Dr. José Lins, Codajás, Zeno Lanzini, Danilo Corrêa e Gilberto Mestrinho. Nessas policlínicas, o atendimento é feito por profissionais especializados, e a lesão é tratada por meio do uso de curativos de alta tecnologia. A Policlínica Codajás ressalta que o atendimento aos pacientes é feito com agendamento prévio.
ASSUNTOS: diabetes, Policlínica, Susam, Amazonas