Susam dá início à imunização de bebês prematuros e cardiopatas em Manaus
![Foto: Divulgação](https://www.portaldoholanda.com.br/sites/default/files/imagecache/2020_noticia_fotogrande/portaldoholanda-960570-imagem-foto-1amazonas.jpg)
Manaus/AM - A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realizou, na sexta-feira (10), a abertura oficial do “Ciclo de Aplicação Palivizumabe 2020”, no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL). A imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) auxilia bebês prematuros e cardiopatas na proteção contra infecções respiratórias graves.
A rede pública de saúde oferece a aplicação da medicação em cinco postos: cardiopatas no Hospital Francisca Mendes; Maternidade Dr. Moura Tapajoz para os que nasceram na unidade; Maternidade Ana Braga, Balbina Mestrinho e IMDL para os que nasceram em unidades do Estado.
Rede privada
A coordenadora explica que, até 2019, os bebês prematuros ou cardiopatas que possuíam plano de saúde também recebiam a aplicação da medicação na rede pública. Após decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de plano de saúde agora são obrigadas a oferecer a Palivizumabe.
Veja também
![](/sites/all/themes/v5/beta-2020/leitor/assets/img/coluna/loogo.jpg)
ASSUNTOS: aplicação palivizumabe, instituto dona lindu, Manaus, Susam, vírus sincicial, Amazonas