TCE faz alertas de gastos para municípios do Amazonas
A insuficiência ou excesso na aplicação de recursos nas áreas de educação, magistério e saúde são motivo de alertas emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE AM) para os municípios de Apuí e Carauari, no interior do Amazonas.
No caso de Apuí, administrado pelo prefeito Antonio Roque Longo, o alerta informa que até o primeiro bimestre deste ano, os gastos do ensino, que têm como teto 25%, já haviam atingido 13,91%. No caso da rubrica magistério, cujo limite de aplicação é de 60%, o Executivo já aplicou 49,82%, enquanto na saúde, com limite de 15%, já foram executados 13,66%.
Em Carauari (foto), que tem como prefeito Bruno Luiz Litaiff Ramalho, o alerta do TCE AM, publicado também na edição do dia 10 de junho no Diário Oficial Eletrônico da corte de contas, aquelas verbas e limites têm aplicações questionadas no mesmo período: ensino tem 2,17% aplicados, magistério já chega a 29,93%, enquanto saúde aplicou 3,76%.
A conselheira Yara Lins dos Santos, presidente do TCE AM, adverte e dá orientações, no alerta, com a finalidade de que medidas sejam tomadas pelas administrações municipais para evitar descontrole nos gastos.
Foto: Divulgação/Aleam
ASSUNTOS: apui, carauarí, ensino, gastos, magistério, recursos públicos, saúde, TCE AM, Amazonas