Técnicos visitam famílias de área a ser desapropriada no igarapé do 40
Manaus/AM - Técnicos e assistentes sociais da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realizaram, na manhã desta quinta-feira (30/01), visitas às famílias do trecho da intervenção no igarapé do 40, que está localizado no bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
A equipe da UGPE realizou essas visitas com o objetivo de informar os moradores sobre a documentação que será exigida pela Superintendência Estadual de Estado de Habitação (Suhab). As residências serão removidas devido a uma intervenção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
As visitas de sensibilização no trecho do igarapé do 40 estão ocorrendo há dois dias e representam a continuidade dos trabalhos da força-tarefa montada no último trimestre de 2019. Os assistentes sociais e técnicos do Prosamim têm visitado cerca de 140 famílias por dia nessas sensibilizações, que visam agilizar todas as fases do processo de desapropriação do leito do igarapé do 40 e que serão beneficiados nessa fase de conclusão do Prosamim III.
A assistente social do Prosamim, Marisa Lopes, afirma que essas sensibilizações no leito do igarapé do 40, compreendendo os trechos entre as avenidas Silves e Maués, tem como objetivo principal, agilizar a situação documental das famílias, para que os processos de desapropriação, avaliação e pagamentos realizados pela Suhab, tenham a celeridade necessária para o cumprimento das metas e dos prazos estipulados para o início das intervenções.
Prosamim Silves-Maués
A obra no trecho Silves-Maués é uma ação complementar do Prosamim. As intervenções irão contemplar a área com a construção de uma nova via interligando a avenida Silves e avenida Maués, que será uma nova alternativa de trajeto ligando o Distrito Industrial à área central da cidade, por meio da Manaus Moderna.
O projeto vai recompor a flora do local, com paisagismo, criação de áreas de convívio social, áreas para práticas de esporte, praças, academia ao ar livre, quadras multiuso e a revitalização do campo do Betanhão. As obras do trecho Silves e Maués são uma das últimas áreas de alagação da parte central de Manaus.
Veja também
ASSUNTOS: desapropriação, documentos, igarapé do 40, Prosamim, suhab, UGPE, Amazonas