Trecho em obras da Djalma Batista tem o trânsito liberado
Manaus/AM - O trânsito na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul, foi liberado nos dois sentidos nesta quarta-feira(21). A interdição ocorreu em virtude da substituição de 42 metros da antiga rede de drenagem profunda da via, que possuía mais de 40 anos. Até o momento, 70% da obra de implantação da nova tubulação, com, aproximadamente, 30 metros de tubos em concreto armado, foram assentados.
Para que o trânsito voltasse a fluir sem problemas no trecho liberado da pista, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) montou um esquema especial para funcionar nos horários de pico.
Pela manhã, no horário de maior fluxo de veículos, no trecho onde acontece a obra, no sentido bairro/Centro, serão utilizadas três faixas da pista e apenas uma no sentido Centro/ bairro.
No horário de fim de tarde, quando o trânsito é mais intenso, o esquema se inverte e passam a ser três faixas no sentido Centro/bairro e somente uma no sentido bairro/Centro. O esquema está sendo testado e caso preciso, pode sofrer alteração de acordo com a as demandas que surjam.
Transporte
As 33 linhas de ônibus que foram desviadas, devido a obra, voltam a operar normalmente pela Djalma Batista, no sentido bairro/Centro, com exceção da linha 350, que continuará fazendo o mesmo itinerário pela avenida Constantino Nery.
No sentido Centro/Bairro, as linhas realizarão percurso pela avenida Djalma Batista, porém com um pequeno desvio no trecho em obras. Dessa forma seguem pela rua Pará, rua Rio Madeira e rua Acre até retornarem novamente a Djalma Batista.
O retorno do itinerário das linhas será acompanhado de fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que irão orientar usuários e motoristas de ônibus que trafegam na Djalma Batista.
Trabalhos continuam
No trecho que fica próximo ao posto de gasolina e a uma rede de lanchonete, sentido Centro/bairro, o trabalho segue em ritmo mais cauteloso e sem prazo para conclusão, por conta da necessidade de se criar um desvio na rede de drenagem que passava por baixo desses estabelecimentos.
Nessa frente de obra, o cronograma prevê o estaqueamento dos prédios comerciais, a fim de evitar desmoronamentos, escavação e a retirada da antiga tubulação. Paralelamente, homens e máquinas da prefeitura atuam na confecção de uma caixa coletora para promover o desvio da tubulação.
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