UEA dobra número de vagas para PCD’s em vestibular
Manaus/AM - Atendendo o manifesto de entidades ligadas às pessoas com deficiência no Amazonas, o deputado estadual Álvaro Campelo, esteve na reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na tarde desta terça-feira (23) em reunião com o reitor, Cleinaldo Costa, para propor a retificação do número de vagas ofertadas aos PCD’s nos vestibulares da instituição.
O atual edital do vestibular da UEA, disponibiliza apenas 5% das vagas aos PCD’s, com base na Lei Estadual 6.405/2018. Segundo o deputado, há a necessidade de adequação à legislação federal, que assegura 10% das vagas em concursos e vestibulares públicos para pessoas com deficiência.
Após uma discussão técnica, o Reitor assegurou a alteração do edital de 5% para 10% das vagas aos PCD’s no vestibular 2019 acesso 2020, mas pontua as dificuldades de acessibilidade que a instituição enfrenta. “Temos hoje na UEA 150 PCD’s em diversas necessidades especiais e naturalmente precisamos dar o suporte adequado. Mas é preciso um compromisso social que envolva o Governo, Assembleia e outras entidades para que possamos nos preocupar com o dia seguinte e assegurar a permanência dessas pessoas por meio de um projeto de lei que faça a previsão de recursos para a UEA cumprir essa missão constitucional tão importante”, observou Cleinaldo.
ASSUNTOS: deficientes, UEA, vagas, Amazonas