Vereador cobra providências da Susam sobre transição da diretoria de hospital em Manaus
Manaus/AM - O vereador Marcelo Serafim (PSB) esteve na última segunda-feira (4) na Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para protocolar um documento cobrando providências em relação à transição na direção do Hospital Francisca Mendes.
“Faltam exatos 30 dias para o encerramento do contrato entre a Unisol e o Governo do Estado e ainda não temos claro, qual o real caminho a ser seguido mas, existem ações da Secretaria que apontam para a entrega da gestão da maior referência cardíaca de toda a região Norte nas mãos de uma organização social e ao que tudo indica acontecerá por dispensa de licitação por parte da Susam tendo em vista a “urgência” do caso. No entanto, devo rememorar ao senhor governador, que a atual administração está no poder há quase um ano, o que deixa claro que o quadro atual foi causado pela própria Secretaria” afirmou Marcelo Serafim no documento.
Outra preocupação levantada pelo parlamentar, é relativa ao atraso no pagamento dos salários dos servidores, o que tem resultado em inúmeras faltas e em um enorme drama social para mais de 500 profissionais. “Deve ser de seu conhecimento que mais de 500 servidores contratados pela Unisol estão sem receber seus salários, tickets alimentação e vales transportes, referentes aos meses de setembro e outubro, o que configura um grave atentado aos direitos trabalhistas de cada um deles. Além disso, procedimentos cirúrgicos e exames realizados com frequência tiveram uma drástica redução por conta da falta de materiais que a inoperância desta secretaria provocou no Hospital Francisca Mendes”.
Ademais, Marcelo trouxe algumas sugestões de caminhos que devem ser adotados pela secretaria com a finalidade de proteger os servidores e os pacientes da rede pública estadual. “A solução passa pela implantação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, contratação imediata dos servidores pelo estado através de contratos temporários e realização de concurso público. Qualquer solução que fuja disso representará um grave atentado à saúde pública estadual”, finalizou Marcelo Serafim.
ASSUNTOS: Amazonas, cmm, HOSPITAL FRANCISCA MENDES, Manaus, Marcelo Serafim, vereador de Manaus, Amazonas