Wilson Lima compra soro 350% acima do preço de mercado
Manaus/AM - O governador Wilson Lima (PSC) informou que a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) vai comprar soro fisiológico para suprir a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) pelo valor de R$ 12, quando poderia adquirir a R$ 2,67, sob a justificativa de que o item deve faltar nos hospitais e clínicas da capital e interior do Estado, em até cinco dias.
A diferença dos valores equivale a quase 349,43% de sobrepreço. Wison se manifestou quanto ao assunto após realizar uma inspeção na Cema, nesta quinta-feira, 10, ao lado de seu vice e secretário da Susam, Carlos Almeida. Ele afirmou que constatou desabastecimento de 75% no estoque da Central de Medicamentos, isto é, de cada 10 medicamentos, pelo menos 7 estão em falta.
O governador não disse se denunciou o problema que encontrou na Central aos órgãos fiscalizadores para a tomada de providências administrativas, limitando-se a reclamar da gestão anterior e justificar as aquisições de itens com preços elevados.
“Não tem fornecedor para atender a demanda e o estado terá que pagar doze reais, em vez de dois reais e sessenta e sete centavos, pela unidade do soro que vem de Goiânia. Mas, eu não posso colocar a vida das pessoas em risco”, alegou Wilson.
Veja também
ASSUNTOS: soro, superfaturamento, wilson lima, Amazonas