Airton Claudino anuncia Polo Naval para 2014
O secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Airton Claudino, em reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), afirmou que a Seplan é a gestora do projeto de implantação do Polo Naval, por delegação do governador Omar Aziz. “Se o projeto falhar, a culpa é minha”, disse.
Segundo Claudino, a previsão é entregar em 2014 a primeira etapa do Polo Naval, com a construção de uma área de 38,8 km² que deve movimentar R$ 1 bilhão em obras.
A primeira etapa do projeto comportará dois grandes estaleiros, seis médios e 60, entre estaleiros de pequenos e médios portes, atuando nos serviços de reparos, náuticas e demais segmentos da cadeia produtiva naval. Estamos na expectativa de que para o funcionamento total desta etapa 1 do Polo Naval demandará cerca de 20 mil empregos diretos”, disse o secretário de Planejamento.
O secretário da Rede de Arranjos Produtivos Locais (APL´s), Carlos Araújo Rocha, destacou que o complexo industrial naval do Amazonas, náutico, offshore e reparos, com base tecnológica e inovação, contribuirá no posicionamento do Estado em uma escala produtiva global no segmento, sendo baseado na política nacional de APL´s.
“A implantação do Polo da Industrial Naval do Amazonas conta com apoio de 32 ministérios do Governo Federal, pois é um projeto de amplo desenvolvimento do Estado, trazendo oportunidades como aumento da receita em impostos para o Amazonas e geração de novos negócios, emprego e renda”, explicou Rocha.
ASSUNTOS: Amazonas, maanaus, polo naval, Manaus