Artur abre ano letivo e anuncia tempo integral em 250 escolas
Dos 227 mil alunos da rede municipal que iniciam o ano letivo nesta quarta-feira, metade vai estudar em tempo integral porque das 491 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), 250 vão aderir ao Programa Mais Educação, do Governo Federal. O anúncio foi feito pelo prefeito Artur Neto durante a solenidade de abertura do ano letivo, na manhã desta terça-feira, no Complexo Escolar Maria Antonieta Verçosa, no Riacho Doce, Cidade Nova, zona Norte.
Outra novidade anunciada foi o Programa de Segurança Alimentar, que vai oferecer alimentação completa aos estudantes, desde o café da manhã, passando por lanche, almoço, lanche da tarde e jantar para o turno noturno. O prefeito Artur Virgílio Neto abriu oficialmente o calendário letivo das escolas municipais e fez a entrega dos uniformes e kits escolares que serão utilizados em todas as escolas da rede.
“Sabemos que aproximadamente cinco mil alunos não começarão a estudar agora, mas a Semed já está providenciando o aluguel de casas para improvisarmos escolas. Vamos cumprir o compromisso de não deixar nenhuma criança apta para o Ensino Fundamental fora da escola. Do aluguel nos livramos depois”, garantiu Artur.
“Iniciamos o ano letivo sob o signo da mudança, uma mudança de conceitos. Essas ações são a espinha dorsal de nossa gestão e com elas iremos reduzir o vergonhoso percentual de evasão escolar que temos, e alcançar, já este ano, as notas do Ideb previstas para 2015”, afirmou o secretário Pauderney Avelino.
Sob a temática “A educação integral promovendo a paz e a solidariedade”, que deverá fazer parte de todas as ações educativas das escolas, o prefeito Arthur Neto reforçou o compromisso de sua gestão com a qualidade da educação, priorizando o ensino de tempo integral, a merenda escolar balanceada e a assistência médica constante para garantir o melhor desempenho das crianças dentro e fora das salas de aulas.
Os alunos das 250 escolas que terão ensino de tempo integral vão estudar as disciplinas da grade curricular em um turno e no contra turno desenvolverão atividades esportivas, musicais, além do reforço escolar em língua portuguesa e matemática.
O estudante Odilon Fonseca da Silva, 7, da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, foi o escolhido para representar os mais de 200 mil alunos da rede municipal, fazendo a leitura do Manifesto 2000, formulado em Paris, na França, para promover a cultura de paz e não violência por todo mundo.
De acordo com a fundadora da comunidade Riacho Doce 3, Mara Figueiredo, as medidas representam alívios para as mães que precisam trabalhar o dia todo e não têm com quem deixar os filhos, pois ao ficarem em tempo integral nas escolas, além de seguros, estarão longe das ruas e da marginalidade. A diretora da Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, que faz parte do complexo Maria Antonieta Verçosa, completa dizendo que a abertura do ano letivo pela Prefeitura de Manaus dentro da própria escola representa a proximidade do município com os valores da educação.
NULLASSUNTOS: Amazonas, artur neto, JAMBU, Manaus, pauderney avelino, Amazonas