Breval defende mudanças na Previdência
O professor da Ufam e um dos maiores especialistas em previdência no Amazonas , Sandro Breval, diz que o sistema previdenciário brasileiro vive uma de suas maiores crises, mas que o governo vai empurrando o assunto com a barriga. “É um tema complexo e que vai exigir muita capacidade técnica e apoio político para ser mexido . Quanto mais rápido isto acontecer será melhor” .
A previdência brasileira tira o sono de especialistas, enquanto o governo brasileiro vai empurrando o assunto com a barriga.O certo é que a expectativa de vida do brasileiro mudou e hoje vive-se mais. Isto é o lado bom da história o outro lado é que mais gente passa a receber pela previdência,ou seja,a balança está pendendo para um lado: menos gente na ativa e mais gente aposentada.Resultado:déficit.
O professor da Ufam e um dos maiores especialistas sobre previdência no Amazonas e no Brasil,Sandro Breval, defende que as políticas Públicas devem estar amparadas em fundos específicos, ou seja,no tesouro Nacional, a fim de desonerar o processo, enquanto a política previdenciária seja qualificada pela composição de fundos sustentáveis para as concessões de aposentadorias e pensões.
Autor do livro Co Gestão (onde propõe alternativas para equilibrar relações sociais dentro de organizações), Breval considera que a redução da base contributiva, “seja pela informalidade,seja pelo desequilíbrio econômico,além do envelhecimento da população brasileira, são pontos que contribuem em larga escala para pressionar a curva do déficit na previdência brasileira”, analisa.
Sandro Breval, considera que em determinado momento o governo brasileiro terá de enfrentar de frente o assunto. “É um assunto complexo e que vai exigir muita capacidade técnica e apoio político mas que vai ter de ser feito em algum momento e quanto mais rápido isto acontecer será melhor”, avisa
Administrador e mestre em Engenharia de Produção,com cursos em previdência na escola Esade,de Madri,considerada a mais completa do mundo, Sandro Breval foi gestor da unidade previdenciária do município de Manaus acredita que a implantação de Sistemas de Qualidade (ISO 9000) nas instituições previdenciárias,tanto de municípios,quanto estados e país, pode, representar um passo importante na concepção de um modelo moderno e eficaz no gerenciamento dessas instituições.
ASSUNTOS: previdência, sandro breval, Amazonas