Compartilhe este texto

Câmara concede título de cidadão de Manaus a Ronaldo

Por Portal Do Holanda

13/07/2011 16h56 — em
Amazonas



O homem que foi cobrador de ônibus, ajudante de sapateiro e camelô,  mas que se tornou dono de uma poderosa rede rádio em Manaus, Ronaldo Tiradentes, receberá no dia 11 o título de Cidadão de Manaus. Ronaldo é mineiro. A proposta de concessão do título ao empresário é do vereador Massami Miki (PSL). "É uma justa homenagem a um homem que mostra diariamente amor e comprometimento com a nossa Manaus",  justificou Massami Miki. A entrega do diploma está marcada para o  próximo dia 11 de agosto, no Plenário Adriano Jorge, às 10h da manhã.

Veja o perfil de Ronaldo

De acordo com dados disponibilizado pelo homenageado em seu Blog  na Internet, ele começou  a trabalhar duro aos 12 anos de idade, com carteira assinada, na Viação Torres em Belo Horizonte. Função: cobrador de ônibus. Na capital mineira foi também ajudante de sapateiro e camelô. Nas ruas da capital mineira vendia frutas e roupas. Aos 14 anos de idade se mudou para Teresina, no Piauí, onde trabalhava com o pai num açougue. Aos 15 anos começou a trabalhar na TV Rádio Clube de Teresina, fazendo comerciais (garoto-propaganda) e apresentando programa musical.

Aos 17 anos mudou-se para Manaus. Trabalhou dois dias na Construtora Andrade Gutierrez. Odiou a função de escriturário - diz ele.  Ainda menor de idade, começou a trabalhar na Rádio Baré, integrando a equipe esportiva. Para viajar com os times de futebol, precisava de autorização do Juizado de Menores. Passou pela Rádio Rio Mar e Rádio Tropical (Cidade). Em 1981 começou a trabalhar na TV Amazonas, (na época retransmissora da Rede Bandeirantes) como redator e editor do Jornal 5 em Notícias.

Foi apresentador de telejornais e o primeiro repórter da Rede Amazônica a fazer reportagens para a TV Globo. Em 1987 montou a primeira produtora de vídeo de Manaus (Besançon Produções), trazendo para Manaus o primeiro A.D.O (sofisticado equipamento que fazia efeitos de imagens), fora do eixo Rio-São Paulo. Nos anos 80, embalado pela onda de bailes eletrônicos promovidos por radialistas, criou o Baile Emoções que lotava clubes em Manaus. Na mesma época, passou a promover grandes shows musicais.


O Brasil vivia o auge do por rock nacional, com o surgimento de grandes bandas. Trouxe para Manaus os maiores nomes do show business da época (RPM, Cazuza, Lulu Santos, Roupa Nova, Gal Costa, Elba Ramalho, Roberto Carlos, Guilherme Arantes, Titãs, entre outros). Em 1990 se elegeu deputado estadual. Em 1994 foi o mais votado na capital. Em 1995 foi secretário de Comunicação do Estado. Em 1997 registrou a Rádio Tiradentes Ltda., juntamente com familiares, e passou a disputar várias concorrências promovidas pelo Ministério das Comunicações para emissoras de rádio em FM, no Amazonas.

Foi assim que surgiu a Rádio CBN (91,5), no ano de 2003. Em 2004, veio a Rádio Tiradentes FM (89,7), 2005, a TV Tiradentes, de Porto Velho e a Tiradentes FM, em Parintins. Em 2011 será a inauguração da TV Tiradentes, de Manaus, já outorgada pelo Governo Federal e a Rádio Tiradentes FM, em Belém do Pará. É também jornalista e advogado. Atualmente é diretor executivo e de jornalismo da CBN Manaus. Divide com Marcos Santos a apresentação do CBN Manaus."

-- NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas