Compartilhe este texto

Carlos Souza afirma que governo de São Paulo está prejudicando a ZFM com a guerra fiscal

Por Portal Do Holanda

01/09/2011 19h51 — em



 

O deputado federal Carlos Souza (PP/AM) avaliou que o Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, está prejudicando o desenvolvimento da Zona Franca de Manaus através de Decretos inconstitucionais que desviam a arrecadação tributária do Amazonas para São Paulo. O parlamentar afirmou que o Amazonas vêm perdendo riquezas por causa dos efeitos da guerra fiscal, com estimativa de prejuízos de pelo menos R$ 7,5 bilhões para empresas do Pólo Industrial de Manaus nos últimos cinco anos.

Em discurso proferido na Câmara dos Deputados, Souza salientou que a Zona Franca de Manaus é um dos poucos exemplos de sucesso, entre as múltiplas variações da política brasileira de incentivos ao desenvolvimento regional.

“Os empregos ali criados impulsionam a economia do Estado, garantem renda e qualidade de vida à população local, com reflexos positivos para todo o País. Falam por si os resultados já obtidos nesses mais de quarenta anos de funcionamento. Mas tudo isso se põe agora em risco, com as medidas paulistas, adotadas ao arrepio da Constituição e do bom senso, focadas exclusivamente no imediato, no paroquial, e descomprometidas com o Bem Maior”, pontuou.

 

O parlamentar elogiou o Governador Omar Aziz que impetrou mais uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4635) perante o STF, questionando os atos paulistas, inclusive com pedido de suspensão liminar de seus efeitos. Disse ainda que o Amazonas poderá ter prejuízos irreversíveis caso os paulistas atraiam a fabricação de Tablets para São Paulo.

 

“Trata-se de investimentos da ordem de dezenas de bilhões de dólares, que não se resumem à inversão de capital, mas se estendem também pelo campo da pesquisa e inovação tecnológica, impulsionando a formação de engenheiros e lançando os fundamentos de uma nova indústria, no País. O povo do Amazonas estará atento à defesa dos seus interesses”, concluiu.

 

O deputado finalizou dizendo que lamenta que em menos de uma semana depois da condenação pelo Supremo dos artifícios com que se trava a “guerra fiscal”, justamente o Estado de São Paulo, aquele que um dia já foi considerado “a locomotiva nacional”, em lugar de pugnar pelo desenvolvimento equilibrado e justo do País, venha insistir na inconstitucionalidade, na ilegalidade e no egocentrismo.
NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+