CPRM recomenda fechamento da Ponta Negra
Laudo apresentado pela CPRM recomenda o fechamento da Praia da Ponta Negra por causa da irregularidade do terreno, que apresenta desníveis abruptos entre a parte rasa e a parte mais profunda do rio. O vereador Waldemir José (PT), disse que a Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Manaus vai acatar a recomendação e pedir que Prefeitura de Manaus determine o fechamento da área de aterro da praia, ao menos nesse período de seca do rio.
O CPRM recomenda também que, para manter o balneário para a população, a Prefeitura deve abrir um espaço de praia natural para os banhistas. “Nossa preocupação é com a segurança dos banhistas, pois já ocorreram 13 mortes por afogamento depois que praia passou por reforma”, destacou Waldemir José, explicando que, o estudo feito pelo CPRM indica que o terreno está irregular, apresentando desníveis abruptos entre a parte rasa e a parte mais profunda do rio.
A coleta e processamento de dados hidrográficos feitos por técnicos do CPRM foram realizados entre os dias 12 e 19 de novembro. O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi feito um estudo batimétrico – mede a profundidade do rio – e de perfis de velocidade das águas na região da praia. A segunda etapa iniciará no próximo dia 26 e consistirá em levantamento de campo com o objetivo de caracterizar a topografia da área emersa da praia para avaliar se há transporte de material para o rio.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas